Dicas para passar pela Imigração

Dicas para passar pela Imigração

Na matéria de hoje, vamos dar algumas dicas e falar um pouco mais sobre a Imigração…

Gostaria de começar falando sobre os países que exigem que o visitante solicite o visto antes de embarcar.

Uma grande maioria das pessoas que solicitam o visto, conseguem e vão embarcar, acham que não tem chance nenhuma de ter algum tipo problema na imigração… E não é bem assim.

O visto não é a garantia de entrada no país, e sim, um pré-requisito para você poder embarcar. Mas de fato quem vai decidir se você está autorizado ou não a entrar no país é o agente de imigração, no aeroporto, após o seu desembarque.

Isso é válido para qualquer país que você for, independente se você precisou solicitar o visto ou não!

Bom, após as longas horas de viagem (ou não, rs) chegamos no nosso país de destino! Esperamos até conseguir desembarcar e em seguida vem a fila para passar pela imigração. Eu vejo a imigração como uma caixinha de surpresa, podemos passar por uma pessoa  que acordou com o passarinho verde ou com alguém que está lá naquele momento por obrigação.

Existem casos de pessoas que chegam no agente, ele mal olha na cara da pessoa, mal pergunta alguma coisa e já carimba o passaporte, concedendo a permissão de entrada no país. Existem outros casos  que eles fazem, de fato, uma entrevista com a pessoa, perguntam várias coisas, e só depois autorizam entrada.

Ainda há os casos mais tensos, que além de perguntarem várias coisas, pedem para ver todos os documentos que a pessoa está portando, em alguns casos, fazem essa pessoa ir para uma salinha e ficar esperando lá por lá (por um tempo indeterminado) até voltarem e permitir que a pessoa entre.

O fato é, não existe nenhum protocolo a ser seguido para que dê tudo certo, mas existem algumas coisas que podemos fazer que podem diminuir as chances de errado.

A primeira coisa, no meu ponto de vista e com a minha experiência é você não quebrar as regras do país (óbvio).

O que eu quero dizer com isso é, não passar do prazo que foi permitido pela imigração (porque se você vai uma vez e fica além do prazo, da próxima vez que você voltar, você pode ter problema pra entrar novamente, porque quem vai garantir que dessa vez você vai obedecer as ordens deles?). E quando eu digo querer as regras do país, também incluem atos que normalmente não são recomendados fazer nem aqui, por exemplo: Cometer furto, Briga na rua, Desacato a autoridade, Trafico de Drogas, enfim, nada que faça você ter passagem pela policia local.

Um detalhe é sobre alimentos na bagagem despachada, cada país tem à sua restrição.

Então se você pretende levar um alimento do Brasil para o exterior, é bom se informar se o transporte desse alimento é permitido no país de destino.

Outra coisa que eu acho válido, é levar todo o cronograma da viagem.

Por exemplo:

  • Passagem aérea com saída e retorno para o Brasil (se possuir passagens internas, também é legal levar impressa)
  • Voucher do(s) hotel(is) durante toda a estadia, ou se você for ficar em casa de amigos ou parentes, apresentar a Carta Convite do Anfitrião. Se você estiver indo para um evento, é bom levar o Convite, se estiver indo a negócios, levar a Carta de Apresentação da empresa do Brasil e a Carta Convite do país de destino.
  • Fundos suficientes para a estadia (Cash, Travel Money, Cartão de Crédito Internacional).

Um detalhe que devemos ficar atento é que em alguns países exigem que o visitante tenha adquirido o Seguro Viagem. 

Nesse caso, além de todos os documentos acima, também deverá portar o Voucher do Seguro Viagem Internacional, válido para o período total da viagem (alguns países exigem um valor específico para cobertura em assistência médica, caso de doença ou acidente), e também há os países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (caso você tenha alguma dúvida sobre o Certificado, é só clicar nesse link, lá estamos falando sobre ele).

Enfim, eles vão te pedir para ver esse documentos? Sinceramente, nem sempre… Mas caso peça, você terá em mãos tudo certinho! Se tratando de uma viagem internacional, onde levamos muito tempo planejando as coisas e normalmente fazemos um investimento alto, eu prefiro não tentar a sorte e correr risco.

Tem alguma dúvida? Não se preocupe, entre em contato conosco. Estamos a disposição para lhe ajudar! 🙂

Compartilhe

(31) 2528-2544

+55 (31) 9 8777-7108

contato@onvistos.com.br